Confecções

Por que fazer um inventário terceirizado?

Por que o inventário é tão importante?

O primeiro passo para elaborar um inventário é entender a importância dele para o capital de giro da empresa.

O inventário é um espaço reservado para dinheiro. Portanto, ele deve ser revertido em faturamento, já que aqueles produtos já foram pagos.

Quando se tem consciência constante de que o inventário deve trazer o dinheiro de volta ao vender os produtos, fica claro que um estoque parado significa dinheiro parado, enquanto contas e despesas continuam rodando.

Faça inventários periódicos do estoque

Os inventários consistem nos levantamentos a respeito da quantidade de cada produto que existe em estoque. Essa é uma tarefa que pode ser feita com a periodicidade, mensal, semanal até mesmo diária. O melhor é que quanto mais movimentado for o fluxo de entrada e saída do estoque, mais frequente sejam os inventários. Assim, consegue-se reduzir as rupturas do do seu estoque e, possíveis prejuízos e mesmo a perda de vendas por causa da falta de artigos.

Quais são as vantagens de terceirizar o seu estoque?

Primeiro vamos entender o processo de terceirização não apenas como um serviço, e sim como um bom investimento. Terceirizar essa demanda da sua empresa possibilitará realocar os funcionários em outras funções, aumentando assim a produtividade no contexto geral.

Além disso, temos também o fator imparcialidade.

Terceirizar o inventário de estoque é ter a garantia que o monitoramento e contagem dos produtos será feito de forma independente, por profissionais que não fazem parte da empresa.

Esse processo por sua vez é uma das melhores formas de se evitar furtos.

Isso porque a maior parte dos casos de furto, infelizmente, acontece dentro da equipe da própria empresa, o que prejudica o lucro e a confiança interna. Com a terceirização essa opção é simplesmente eliminada da lista.

Outro benefício é que, ao optar pela terceirização do inventário, a empresa consegue focar todos os seus funcionários nas vendas e demais processos. Terceirizar é, então, uma excelente forma de economizar tempo e mão de obra dentro do negócio, ativos que nos dias de hoje são cada vez mais escassos dentro de um empreendimento.

Ter uma equipe especializada na organização do inventário de estoque também é um benefício de eficiência. Os profissionais capacitados conseguem realizar um trabalho mais assertivo, direto e eficiente para a empresa. Não há falsas impressões e erros de análise.

O feedback fornecido é de alto padrão, por quem é especialista no assunto. É colocar os profissionais certos no lugar certo. O processo se torna uma verdadeira máquina de eficiência.

A utilização de uma metodologia própria – e terceirizada – também traz mais legitimidade para o resultado final. E em toda empresa séria, diminuir os erros é uma das melhores formas de se aumentarem os acertos.

Ainda não acabou: há também o benefício fiscal: terceirizar o inventário de estoque diminui outros gastos com o funcionário interno, como 13º, férias, horas extras e vale refeição e vale transporte.

Com tantos benefícios e tantas vantagens apresentadas, você já está convencido e deve estar se fazendo a grande pergunta:

Como funciona a terceirização do estoque?

A terceirização do inventário de estoque é um processo minuciosamente organizado por etapas.

A identificação das necessidades é o ponto de partida para organizar o inventário. O cliente recebe uma lista com direcionamentos de como o projeto será realizado e o que a loja precisa enviar de informação para a empresa terceirizada.

Essa etapa é importantíssima, pois é necessário conhecer o inventário e os produtos disponíveis para que o trabalho seja realizado da maneira mais eficiente possível.

Com a identificação das necessidades e descrição dos produtos em mãos, a empresa terceirizada dirige-se até a loja para começar o processo de contagem. Utilizam-se softwares sofisticados em coleta de dados para registrar cada produto de forma individual, um processo que traz mais precisão ao resultado.

E para garantir que haja mais acerto, a contagem não se restringe à primeira.

Um segundo consultor realiza outra contagem, para validar e garantir a exatidão dos resultados. Feita a comparação, caso haja alguma divergência de valores é realizada mais uma recontagem. Essa é a garantia que traz a exatidão de todo o estoque.

Nem todos os produtos estão sempre perfeitos, muitos deles não possuem identificação. Nesses casos, todos os produtos sem identificação, ou com algum erro em seu código de barras, são separados e registrados individualmente.

Após realizada e revisada toda a contagem do estoque é chegada a hora do trabalho final.

A empresa reúne todos os dados coletados, organiza-os por etapas e envia para a loja, com os feedbacks e demais informações necessárias. Um processo completo, desde a identificação do problema até os meios para a solução final.

Conclusões sobre o inventário de estoque terceirizado:

Vale a pena investir em um inventário de estoque terceirizado?

Esse artigo teve como objetivo mostrar a você os benefícios de terceirizar o inventário de estoque da sua empresa. É possível sim que o seu negócio sobreviva bem sem terceirizar esse setor. Porém…

Quanto vale a noite de sono bem dormida? Ou melhor, quanto custa uma noite mal dormida?

Terceirizar o inventário de estoque é dormir sossegado sabendo que essa demanda está sendo cumprida de forma eficiente por profissionais sérios, capacitados e que vão produzir o melhor trabalho possível. Sem furtos, sem perda de material. Com a eficiência que um negócio precisa.